Esperar em Deus

Em 1 Samuel 13, encontramos uma historia que serve de figura para nós, um homem chamado Saul primeiro rei de Israel se deparou com uma situação difícil, os filisteus se ajuntaram para pelejar conta Israel. 5 E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar; e subiram, e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Áven. 6 Vendo, pois, os homens de Israel que estavam em apuros (porque o povo estava angustiado), o povo se escondeu pelas cavernas, e pelos espinhais, e pelos penhascos, e pelas fortificações, e pelas covas. 7 E alguns dos hebreus passaram o Jordão para a terra de Gade e Gileade; e, estando Saul ainda em Gilgal, todo o povo ia atrás dele tremendo. 8 E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. (1 Samuel 13:5-8). Saul, creio eu, numa situação dessa estava agoniado, por que o povo estava angustiado e se escondendo E alguns dos hebreus passaram o Jordão para a terra de Gade e Gileade; e Samuel o profeta de Deus não chegava e o povo se dispersava dele . E Saul nessa situação creio eu ansioso tomou uma decisão errada, Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. (1 Samuel 13:9) Saul não podia oferecer holocausto, função que era do profeta Samuel, mas ele vendo que o povo estava se dispersando dele ofereceu o holocausto não esperando o profeta Samuel. 11 Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, 12 Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto. (1 Samuel 13:11,12). Saul agiu nesciamente, não guardou o mandamento do Senhor agiu por conta própria.
  13 Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; 14 Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou. (1 Samuel 13:13,14).
 Irmãos devemos esperar em Deus, por que ele sabe de todas as coisas, a palavra do Senhor diz: Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40:31)
 Saul não esperou o profeta, isso nos ensina que devemos esperar em Deus, não agir nesciamente, por impulso, de todo jeito sem a direção de Deus, o Senhor trabalha para quem nele espera. Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. (Isaías 64:4)
  Esperar no Senhor mostra que estamos confiando nele, o salmista além de esperar ele nos diz para nos animar. Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor. (Salmos 27:14)
 O salmista no salmos 40 diz para esperarmos com paciência no Senhor. Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. (Salmos 40:1)
 Esperar com paciência no Senhor, é confiar sem ficar se murmurando, sabendo que Deus está no controle de tudo, e que na hora certa ele vai agir.
  Meus irmãos vamos esperar no Senhor, só ele é a nossa esperança, não temos outro que possamos confiar, só ele é digno de toda Honra, Glória, Louvor e adoração.
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.
Isaías 64:4

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Isaías 40:31

Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,
Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto.
1 Samuel 13:11,12
Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.
1 Samuel 13:9
E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar; e subiram, e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Áven.
Vendo, pois, os homens de Israel que estavam em apuros (porque o povo estava angustiado), o povo se escondeu pelas cavernas, e pelos espinhais, e pelos penhascos, e pelas fortificações, e pelas covas.
E alguns dos hebreus passaram o Jordão para a terra de Gade e Gileade; e, estando Saul ainda em Gilgal, todo o povo ia atrás dele tremendo.
E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele.
1 Samuel 13:5-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário